quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O desafio diário de ser vegetariano(a)



Entre as principais razões que levaram  a mim e a minha pequena família (04 pessoas) a se tornem vegetarianas/veganas foi essencialmente o respeito pelos animais. Pela vontade de eliminar todos os tipos de exploração e experiências com/sobre os animais. O vegetariano não come nada que fuja, esboce reação de fuga ou sofrimento quando está vivo.

Outra importante razão foi a necessidade de termos um um estilo de vida saudável, devido esta opção estar associada à uma alimentação rica em produtos frescos, naturais e, de preferência, orgânicos. Bem como com o consumo menor de aditivos (eles realçam o sabor da comida), além de não possuírem gordura hidrogenada, excesso de sódio, corantes e outros tipos de ingredientes maléficos à saúde, contidos na comida industrializada em geral.
Do ponto de vista nutricional, o vegetariano não se alimenta de qualquer tipo de carne (vaca, frango, carneiro, camarão). Entretanto, o vegetariano não se alimenta apenas de verduras e legumes. Considerando que os alimentos de origem vegetal são classificados conforme a listagem abaixo, é possivel a combinação  varida dos mesmos:

- Cereais: arroz, trigo, centeio, milho, cevadinha, aveia, pães, macarrão...
- Leguminosas: todos os feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha...
- Oleaginosas: nozes, amêndoas, pistache, macadâmia, castanha, sementes (girassol, abóbora, gergelim)...
- Amiláceos: inhame, batata, cará, mandioca, mandioquinha, batata doce...
- Legumes: abobrinha, chuchu, pimentão, berinjela ...
- Verduras: couve, rúcula, agrião, acelga, mostarda, escarola ...
- Frutas: abacate, mamão, banana, manga, maçã, pêra, figo, uva, melancia...

Outra importante conduta do ser vegetariano é o prazer e a diversão em aprender a cozinhar. Ainda não tive a oportunidade de fazer um curso de cozinha vegetariana, mas adquiri vários livros de culinária para vegetarianos. Com essa nova atitude ganhamos independência na escolha da nossa alimentação. Ah! já adquiri o livro de receitas do Edu Guedes, e muitas delas eu faço adaptação para alimentos vegetarianos.

Espero que tenham gostado do post. Que reflitam sobre a realidade e o modo como os animais são tratados para servirem de alimentos ao ser humano.
 
Um grande abraço a todos os leitores.

Maria José Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário